Conteúdo relacionado a produtividade, bem-estar pessoal, qualidade de vida, aprendizado e saúde mental.

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Uma das dores mais comuns de empresários e gestores é que falta tempo para tudo aquilo que precisa ser feito. E falta mesmo. Querer mudar isto é querer mudar a realidade. O que precisa mudar é a forma como lidamos com esta pressão e com a qual organizamos nosso tempo. Neste sentido, o timeboxing é […]

estressa; ansiedade; preocupação

Você provavelmente sente preocupação, estresse ou ansiedade num dado dia. Você saberia diferenciar o que está sentindo?

As mudanças bruscas que várias empresas precisaram adotar para o teletrabalho num contexto de crise e incertezas podem gerar inseguranças e ansiedade na equipe: seja pela distância dos colegas e pelas nossas necessidades de convívio coletivo, pelo momento econômico e pelo medo de perder o emprego ou mesmo por não estar sabendo como lidar com este momento.

Uma boa execução da estratégia envolve liderança na organização, além de atenção e articulação no ambiente externo. Entretanto, as pressões diárias podem fazer com que empreendedores e executivos tenham foco excessivo para dentro da organização, deixando de acompanhar questões estratégicas como posicionamento da concorrência, novidades tecnológicas e novas necessidades dos clientes.

Essa me parece uma disputa sem fim. Gestores e empreendedores se deparam com situações de tomada de decisão e se inclinam a sobrevalorizar um destes dois aspectos, normalmente por conta de experiências passadas ou por terem como referência algum defensor fervoroso de um destes “polos”.

A bela letra da música My Way, imortalizada na voz de Frank Sinatra proporciona muitas reflexões sobre o empreendedorismo. Para mim, a grande mensagem não é ser intransigente, como há margem para interpretar o “I did it my way / eu fiz do meu jeito”. Na minha visão, a ideia central é encontrar sua essência e buscar orgulho do que faz, agindo de acordo com seus valores e crenças e enfrentando os custos disso.

Profissionais que trabalham com o atendimento a clientes externos e internos têm um grande desafio: dizer “não” a parte das demandas que chegam até eles. Afinal, algumas delas precisam ser recusadas por razões técnicas, legais, normativas; por falta de alinhamento com a estratégia ou prioridades da área e da organização; ou ainda por conflitos de prioridades e recursos.

Todos nós temos uma tendência a adiar, mesmo os mais disciplinados, em algum momento, caem nesta armadilha. A luta contra os impulsos e distrações é diária e depende de muita motivação.

Quantas vezes você deixou algo importante, mas não urgente para depois? Algumas vezes conseguimos contornar a situação a tempo, mas em outras nós fabricamos urgências, perdemos oportunidades, ou ainda, geramos perdas irreversíveis.

Já vi muitas vezes gestores e empreendedores não exercerem seu potencial pleno porque estavam se preocupando muito com a opinião de outras pessoas. Em vez de fazer o que era coerente com suas trajetórias e estratégias pessoais e profissionais, atuavam de acordo com o que esperavam que os outros fossem achar.