As Diferenças entre Preocupação, Estresse e Ansiedade
Você provavelmente sente preocupação, estresse ou ansiedade num dado dia. Você saberia diferenciar o que está sentindo?
Este artigo é uma tradução com alguns ajustes de um artigo publicado por Emma Pattee, no The New York Times. Aqui será feita uma diferenciação e recomendações sobre como lidar com cada uma das três experiências.
O que é preocupação?
Preocupação é o que acontece quando nossa mente vagueia por pensamentos negativos, resultados incertos ou coisas que podem dar errado. A preocupação tende a se apresentar em pensamentos repetitivos e obsessivos. A preocupação acontece na sua mente e não no seu corpo.
A preocupação tem um papel importante em nossas vidas. Quando antecipamos algo desagradável ou incerto, nossos cérebros ficam estimulados e a preocupação tende a desorganizar os pensamentos, além de nos levar à resolução de problemas e tomada de atitudes. A preocupação é um modo de o cérebro lidar com problemas e nos manter seguros. Apenas quando fixamos o pensamento em um determinado problema é que a preocupação deixa de ser útil e passa a ser prejudicial.
Para lidar melhor com preocupações:
- Estabeleça uma espécie de limite para a preocupação, definindo uma quantidade de tempo que você se permite se preocupar sobre um problema. Quando este tempo se esgotar (exemplo, 20 minutos), redirecione conscientemente seus pensamentos.
- Quando você perceber que está preocupada com algo, desafie-se a definir um próximo passo ou a tomar alguma atitude.
- Escreva suas preocupações. Pesquisas apontam que apenas oito a dez minutos de escrita podem ajudar a acalmar pensamentos obsessivos. A preocupação só é útil se levar a alguma mudança e se não se transformar em pensamentos obsessivos.

Photo by Tim Gouw on Unsplash
O que é estresse?
Estresse é uma resposta fisiológica conectada a um evento externo. Para que o ciclo de estresse se inicie, um motivo estressor é necessário (normalmente algum tipo de fator externo, como um prazo no trabalho ou um exame de saúde alterado). O estresse é uma reação a mudanças ambientais ou a forças que excedem os recursos individuais.
Na pré-História, o estresse era uma resposta natural a uma ameaça, como ao fato de escutar um possível predador escondido. Nos tempos atuais, ainda promove uma resposta comportamental, ativando sistemas que liberam adrenalina e cortisol, ativando seu corpo e cérebro para lidar com a ameaça.
Os sintomas do estresse podem incluir aceleração dos batimentos cardíacos, palmas das mãos suadas e respiração curta. Por causa desse fluxo de adrenalina e cortisol, um fator estressor controlado e menos intenso pode até gerar bons resultados, fazendo você produzir mais rápido e melhor no curto prazo.
O estresse crônico acontece quando seu corpo permanece nesse modo de fugir ou lutar continuamente (normalmente porque a causa do estresse permanece existindo). O estresse crônico está associado a questões de saúde como problemas digestivos, aumento de risco de doenças cardíacas e redução da imunidade.
Para lidar melhor com o estresse:
- Tenha muita clareza sobre o que você pode e o que você não pode controlar. Foque sua energia no que pode controlar e aceite o que não pode.
- Não compare seu estresse com o de outras pessoas. Cada um tem respostas diferentes a situações estressantes. E lembre-se: o estresse é uma resposta fisiológica normal, que faz parte das nossas vidas.
- Faça exercício físico, ajudando seu corpo a regular a liberação e equilibrar os seus neurotransmissores.
O que é ansiedade
A ansiedade é composta de um elemento cognitivo (preocupação) e de uma resposta fisiológica (estresse), o que significa que percebemos a ansiedade tanto em nossa mente quanto em nosso corpo. Ela aparece quando estamos lidando com muita preocupação e muito estresse.
A ansiedade assemelha-se à resposta do estresse. A diferença é que o estresse é uma resposta natural a uma possível ameaça e a ansiedade pode aparecer sem uma causa aparente. Pode ser uma resposta a um alarme falso em algumas situações (como no caso de sua gerente olhar diferente para você ou seu cliente se portar de forma incomum e isso despertar um sentimento de ameaça do tipo “vou perder meu emprego” ou “vou perder meu contrato”).
Também é importante diferenciar o sentimento de ansiedade, que pode fazer parte do cotidiano, e ter um distúrbio de ansiedade, que é uma condição médica severa que necessita de tratamento.
Para lidar melhor com a ansiedade
- Limite seu consumo de açúcar, álcool e cafeína. Essas substâncias podem ter impactos significativos no seu grau de ansiedade.
- Quando no meio de um episódio de ansiedade, tente reconhecer e aliviar o sentimento de angústia. Tente se distrair utilizando alguns dos seus sentidos: escute música ou faça uma atividade física, por exemplo.
- Lembre-se: a ansiedade se apresenta na sua mente e no seu corpo.
- Esse artigo teve a participação e crítica de Sávio Cardoso, médico e empresário, sócio da Clínica Cardoso & Ávila, cliente e parceira da Delta Consulting.
- Acompanhe o Instagram da Delta Consulting para receber atualizações diárias: https://www.instagram.com/deltaconsultingbr/
Muito bom! Eu vinha sofrendo muito com crises de ansiedade. Estou fazendo terapia no CEPFAM, que é o Centro de Estudos e Psicoterapia para Fobias, Ansiedade e Medo. Tem sido ótimo, já estou me sentindo muito melhor! O site deles é http://www.cepfam.com.br. ❤️