O Papel dos Valores e do Propósito no Alto Desempenho

Já vi muitas vezes gestores e empreendedores não exercerem seu potencial pleno porque estavam se preocupando muito com a opinião de outras pessoas. Em vez de fazer o que era coerente com suas trajetórias e estratégias pessoais e profissionais, atuavam de acordo com o que esperavam que os outros fossem achar.

Deste modo, não focavam em suas qualidades, diferenciais e propósitos, mas buscavam se enquadrar numa visão externa, não muito precisa, montada a partir de expectativas (e fantasias) sobre as expectativas dos outros!

E então, o que acontece? Começam a correr menos riscos, a apostar menos em suas capacidades e, portanto, não atuam na fronteira de seu potencial. Passam a não se desafiar o suficiente. E tal como na prática esportiva, quando o desafio não é grande o bastante, o desenvolvimento não vem. E você fica estagnado.

Desenvolver o autoconhecimento e ter muito claro seu propósito profissional, alinhado com valores pessoais é uma excelente fonte de suporte em momentos de dúvida e insegurança. Pense em frases que mexem com você, em realizações que trazem orgulho e em pessoas que admira ou tem como referência. Busque entender mais a fundo por que você tem este sentimento com relação a estas pessoas, realizações e palavras. Isso vai ajudar a desenvolver uma frase, relativamente curta, que possa expressar seu propósito.

Expressar sua “razão de ser” de modo breve não significa se limitar como profissional. Na realidade, isso vai ajudar a encontrar foco e servirá de base para os momentos mais difíceis e críticos de sua carreira, além de dar mais tranquilidade com os resultados de suas decisões. Muitas vezes optamos por não decidir e por não nos mexer, justamente para não enfrentarmos estas questões e deixarmos as coisas como estão. Só que não decidir também é uma decisão!

Obviamente que este é um primeiro passo: você deve ir para a ação. Comece a atuar de acordo com seu propósito e princípios. Utilize-os quando for fazer escolhas. Peça feedback para as pessoas e interprete no contexto de seu propósito e valores. Desta forma, sua estratégia será mais coerente e provavelmente você vai encontrar mais realização no que faz e na sua trajetória profissional. Afinal, na sábia reflexão de Gandhi, “não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.