Conteúdo relacionado ao desenvolvimento e execução da estratégia, posicionamento empresarial, competitividade, growth, mercado e negócios.

nicho de mercado segmentação persona avatar cliente

Com o crescimento dos negócios digitais e infoprodutos, cada vez mais se fala em escolher um nicho de mercado, definindo de modo bastante específico o seu público-alvo. Mas será que esta é uma boa recomendação para novos negócios? Certamente um novo negócio, seja num modelo tradicional ou uma startup, ganham com a escolha de um […]

okr metas indicadores objetivos estratégia

Todo trabalho coletivo tem três grandes desafios: o alinhamento dos esforços, o groupthink (a tendência de não pensar em diferentes perspectivas porque algumas visões ou ideias predominaram e o grupo se acomodou com isso) e a administração e coordenação das mudanças ao longo do tempo. O OKR (objetivos e resultados-chave, do inglês objectives and key […]

inteligência artificial, transformação digital

O uso de inteligência artificial (IA) em pequenas e médias empresas pode ser visto como algo caro ou inacessível por seus gestores e sócios. Isso só é verdade se o processo for mal planejado ou conduzido. Claro que empresas maiores podem fazer mais apostas e dedicar mais recursos até mesmo com equipes dedicadas a este […]

crescimento empresarial

Empresas vitoriosas geralmente nascem da identificação de uma demanda ou dor no mercado e do consequente desenvolvimento de uma solução em que há um posicionamento diferenciado com relação aos concorrentes. Passada a fase do seu teste de sobrevivência, a tendência é de que haja um rápido crescimento. E é aí que as coisas podem começar […]

Uma ferramenta de gestão com mais de 50 anos pode ajudar sua empresa hoje e sempre: a Matriz de Ansoff. Tão útil quanto a matriz SWOT, mas bem menos difundida, ela ajuda a organizar o pensamento sobre mercados e produtos.

Muitos negócios são iniciados por conta da experiência, das habilidades e dos gostos e preferência dos empresários. E muitos destes dão certo, pelo menos por algum tempo. As empresas que surgem desta forma até conseguem sair da inércia e começam a crescer “do zero”, especialmente quando têm um bom produto/serviço e capacidade de execução. Exemplos de pequenos negócios do dia a dia estão em toda esquina para comprovar.

estratégia

Num contexto de tanta incerteza e volatilidade, parece haver uma certa descrença sobre o planejamento estratégico. Se você é uma das pessoas que está desacreditando, você deve estar construindo sua estratégia da forma errada.

modelo de negócio; estratégia

A revisão do modelo de negócio deveria ser uma atividade sistemática de qualquer organização. Cenários, preferências, economia, tecnologia e sociedade mudam. E com essas mudanças, mudam o seu mercado, suas possibilidades, seus custos e as demandas dos clientes.

entenda profundamente os seus clientes

Depois de entender o perfil e demandas do cliente e a sua trajetória de compra (dando sequência ao texto anterior sobre a necessidade e as formas de aprofundar o entendimento dos clientes), é importante gerar conhecimento sobre as interações do cliente com o produto ou serviço.