Encontrando a Visão de Futuro

,

Em algum momento de sua vida, os empreendedores vão se deparar com uma dúvida muito incômoda, difícil de ser respondida: “Para onde devo migrar com as transformações do mercado? Que novas oportunidades devo aproveitar para superar o desaparecimento de antigas demandas? Que novos negócios devo estruturar?”

Outro momento muito provável é um esgotamento com determinada atividade ou ramo de negócios e um grande desejo de mudança, provocando uma mobilização para fazer algo diferente e desbravar novos campos. Quando se encontram nestas situações, as pessoas geralmente têm muita clareza sobre o que não querem ser, do que querem se livrar ou o que não querem mais fazer. Uma espécie de “visão negativa”.

Esta tem sua importância, mas não é suficiente. Para definir novos rumos empresariais e profissionais, é necessária uma visão de futuro.

A visão precisa trazer uma forte mobilização para ser efetiva e ajudar o empreendedor a sustentar a energia e o foco na construção dos novos caminhos. Uma “visão negativa” pode ajudar em algumas escolhas mas não vai promover o encaminhamento para gerar resultados concretos. Se você se planejar assim a tendência é a continuidade do sentimento de desorientação.

Uma boa visão de futuro começa com o entendimento do propósito. O que atrai seu interesse genuíno? O que realmente mobiliza sua energia para produzir? Uma provocação emocional, mas muito pertinente foi feita por George Bernard Shaw, citado por Peter Senge em A Quinta Disciplina:

Essa é a verdadeira alegria da vida, ser usado para um propósito que nós mesmos reconhecemos como superior… Ser uma força da natureza e não um amontoado de doenças e queixas egoístas e febris, reclamando que o mundo não se devotará a fazê-lo feliz.

A partir de um propósito claro, você tem uma orientação geral do que pode fazer e para onde pode ir. Refletir sobre o que desperta sua curiosidade, problemas com os quais gostaria de se engajar, atividades que dão prazer, áreas do saber que mobilizam sua “sede de conhecimento” podem ajudar a construir este posicionamento mais abstrato de seu propósito.

Neste momento, com mais clareza sobre esta direção geral mais abstrata, a visão do futuro concreto pretendido vai ficando mais fácil de ser construída. Aqui é oportuno fazer-se as seguintes perguntas, mesmo que não se consiga respondê-las todas:

  1. Onde pretende chegar?
  2. O que quer se tornar?
  3. Quais são seus parâmetros de sucesso?
  4. Como seus esforços devem ser direcionados?

Finalmente, um cuidado importante a se tomar é o de elaborar uma visão de futuro com valor intrínseco e não de forma relativa a outros atores do mercado, pois desta forma a pauta é sobrecarregada com a visão sobre os outros e não sobre o real projeto de futuro da organização. Para resolver isso, pergunte “por quê” continuamente até entender de verdade o que realmente traz a mobilização para construir uma visão de futuro pela qual valha lutar incansavelmente todos os dias.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.