O Projeto Empresarial e a Consistência da Estratégia

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Quando se fala em gestão empresarial, muito se fala em planejamento estratégico e em estratégias adequadas. Entretanto, existe um esforço inicial muitíssimo importante para viabilizar a construção de uma estratégia consistente: a elaboração ou atualização do projeto empresarial.

O projeto empresarial está relacionado com: (1) a definição do negócio – o que faz (que demanda atende), onde faz (regiões geográficas e canais de venda), para quem faz (público-alvo) e como se diferencia (como se torna mais atrativo do que os concorrentes); (2) o mapeamento de parceiros e recursos necessários; (3) a imagem desejada para o negócio (atributos desejados e inadmissíveis), já pensando em como construir uma marca forte e comunicar a identidade, valores e diferenciais para o cliente.

Também fazem parte deste projeto o modelo de operação do negócio (processo de atendimento, mecanismos de relacionamento com os clientes), as diretrizes financeiras (mapeamento dos principais custos, principais fontes de receita, modelo de remuneração, provisionamentos para custeio e investimento) e as diretrizes comerciais (precificação, política de descontos e pagamentos, modelo de cobrança).

Tendo estas definições, a construção de uma estratégia ganha consistência, pois é a partir de uma concepção mais consistente do negócio que se pode construir uma visão de longo prazo, articulada com as possibilidades reais de objetivos a serem alcançados e do que o negócio pode vir a ser. Além disso, a elaboração do projeto empresarial contribui para a realização de avaliações mais precisas do ambiente externo, viabilizando a priorização das variáveis do contexto que têm maior influência no sucesso do negócio.

Além disso, as decisões cotidianas são norteadas por uma referência comum, que passa não só pela estratégia, mas pelas questões mais estruturadoras que estão contempladas no projeto empresarial. É ele que dá a “amarração” e promove a coerência das decisões empresariais. É a base para as decisões mais estratégicas, como a escolha do ponto ou de como será a comunicação empresarial; ou mais operacionais, como sobre mobiliário, infraestrutura e fardamento.

Outro efeito bastante benéfico da elaboração de um projeto empresarial é a capacidade de facilitar o alinhamento entre sócios, tornando o exercício da formulação estratégica mais fácil e rápido.

Finalmente, embora o cuidado com o projeto empresarial demande tempo e investimento intelectual, ele é uma ferramenta poderosa para reduzir os riscos de tomar decisões inadequadas e ampliar o potencial de formular uma estratégia consistente.

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