Num contexto de tanta incerteza e volatilidade, parece haver uma certa descrença sobre o planejamento estratégico. Se você é uma das pessoas que está desacreditando, você deve estar construindo sua estratégia da forma errada. Estratégia não é:

  • Uma lista de iniciativas
  • Programação de atividades
  • Escolha de projetos
  • Definição de metas

Uma estratégia é algo vivo, pois se concretiza por meio de uma série de decisões coerentes ao longo do tempo, preservando diferenciais, foco e energia. Portanto, requer um modo de funcionamento específico da organização e de sua liderança. É um sistema, um processo.

A estratégia é formulada permanentemente a partir de uma leitura de mercado e do contexto amplo de oportunidades e da definição e ajuste de um posicionamento único ou fortemente competitivo. Se sua empresa não é competitiva, ela não tem estratégia.

estratégia

Photo by Curtis MacNewton on Unsplash

Por isso, seu conteúdo é composto de conceitos e ideias, que representam um norte, um posicionamento claro e robusto de mercado e uma imagem de futuro desejável e desafiadora, desdobrada em objetivos sinérgicos e coerentes, construído a partir da identificação de oportunidades e análise de cenários, necessidades dos clientes, demandas, tendências e mudanças.

E como a estratégia existe para dar conta do mercado e do ambiente concorrencial, ela deve contemplar uma comunicação precisa e clara, que permita o conhecimento do posicionamento do negócio. O cliente precisa ser informado e reconhecer as características de seus posicionamentos únicos ou diferenciados.

Para conseguir formular uma “estratégia de verdade”, sua organização precisa desenvolver os processos e competências que viabilizem sua construção com as características apontadas acima:

  1. Leitura e interpretação sistemática do mercado e do desempenho empresarial;
  2. Acompanhamento de tendências e incertezas críticas para o negócio;
  3. Entendimento do cliente e dos movimentos de mercado;
  4. Alinhamento da equipe com a visão de futuro, posicionamento de mercado e objetivos da empresa;
  5. Tomada de decisão cotidiana alinhada com os objetivos;
  6. Atualização da estratégia com aprendizados e insights da equipe;
  7. Monitoramento e ajuste em tempo real dos objetivos estratégicos;
  8. Comunicação e relacionamento com o cliente.

Como a estratégia da sua empresa está sendo desenvolvida?

 

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