Conteúdo relacionado a práticas e ferramentas de gestão que apoiem a execução, gestão com foco em resultados, organização e desenvolvimento da equipe, vendas, growth, finanças e estruturação de novos negócios.

metas okr

Dando sequência ao artigo anterior, a definição de metas (e OKR) tem três utilidades essenciais: (1) direcionar as pessoas de uma organização para um objetivo comum; (2) estabelecer padrões de desempenho e entregas a serem alcançados e (3) desafiar as pessoas. Normalmente isso não é o que acontece em boa parte das metas que são […]

okr metas indicadores objetivos estratégia

Todo trabalho coletivo tem três grandes desafios: o alinhamento dos esforços, o groupthink (a tendência de não pensar em diferentes perspectivas porque algumas visões ou ideias predominaram e o grupo se acomodou com isso) e a administração e coordenação das mudanças ao longo do tempo. O OKR (objetivos e resultados-chave, do inglês objectives and key […]

indicadores, bsc, painel de bordo, kpi, okr

O uso inadequado de indicadores pode gerar frustrações diversas, como falta de promoção das mudanças e resultados pretendidos, competitividade destrutiva nas equipes, angústia nos profissionais e um sentimento de excesso de trabalho burocrático na produção de números que têm pouca ou nenhuma serventia. Talvez por serem ferramentas consolidadas no meio empresarial, a sensação é que […]

crescimento empresarial

Empresas vitoriosas geralmente nascem da identificação de uma demanda ou dor no mercado e do consequente desenvolvimento de uma solução em que há um posicionamento diferenciado com relação aos concorrentes. Passada a fase do seu teste de sobrevivência, a tendência é de que haja um rápido crescimento. E é aí que as coisas podem começar […]

A tomada de decisões é um momento crítico para gestores e colegiados gerenciais. Muitas vezes optamos por alternativas ou soluções inadequadas porque pulamos ou não cuidamos de algumas etapas essenciais para boas decisões.

Uma ferramenta de gestão com mais de 50 anos pode ajudar sua empresa hoje e sempre: a Matriz de Ansoff. Tão útil quanto a matriz SWOT, mas bem menos difundida, ela ajuda a organizar o pensamento sobre mercados e produtos.

sucesso do cliente vendas mercado

Dando sequência ao texto anterior sobre a importância do sucesso do cliente para qualquer negócio e o que fazer para ampliar suas chances, este artigo abordará as métricas estratégicas de sucesso do cliente e algumas estratégias para conseguir melhorar estas métricas e os resultados dos seus clientes.

cliente sucesso vendas negócio

O título do texto é uma daquelas obviedades conceituais, mas não práticas. A razão também é óbvia: clientes bem-sucedidos continuam clientes e compram mais. Para isso, duas estratégias precisam funcionar: (1) identificar o cliente certo e vender mais para este cliente; (2) entender e gerenciar a experiência do cliente, ajudando-o a extrair o maior valor possível de seu produto ou serviço.

modelo de negócio; estratégia

A revisão do modelo de negócio deveria ser uma atividade sistemática de qualquer organização. Cenários, preferências, economia, tecnologia e sociedade mudam. E com essas mudanças, mudam o seu mercado, suas possibilidades, seus custos e as demandas dos clientes.

entenda profundamente os seus clientes

Depois de entender o perfil e demandas do cliente e a sua trajetória de compra (dando sequência ao texto anterior sobre a necessidade e as formas de aprofundar o entendimento dos clientes), é importante gerar conhecimento sobre as interações do cliente com o produto ou serviço.