Desafios e Demandas do Teletrabalho
As mudanças bruscas que várias empresas precisaram adotar para o teletrabalho num contexto de crise e incertezas podem gerar inseguranças e ansiedade na equipe: seja pela distância dos colegas e pelas nossas necessidades de convívio coletivo, pelo momento econômico e pelo medo de perder o emprego ou mesmo por não estar sabendo como lidar com este momento.
- Às vezes tudo vai parecer bem, pois as pessoas podem estar enfrentando dificuldades sem explicitá-las. Perguntar como estão se sentindo, como está funcionando o trabalho remoto, quais os desafios e obstáculos são iniciativas simples que podem fazer emergir questões importantes.
- Neste aspecto, a liderança tem um papel triplo de: (i) oferecer alternativas e soluções para questões práticas; (ii) entender e reconhecer que é natural se sentir mal nesse momento e (iii) reforçar a confiança e aposta na equipe.
Outra demanda para gestores é a mensuração de produtividade e qualidade do trabalho à distância. Confiança é fundamental neste momento, pois você não vai conseguir ver diretamente o que as pessoas estão fazendo. Por isso mesmo, a qualidade do seu processo de delegação é essencial no sucesso da equipe:
- faça demandas concretas, com definição de “pronto” muito clara;
- oriente e dê a informação necessária, não deixe nada subentendido;
- monitore progressos periodicamente e dê abertura para que emerjam novidades ou dificuldades.
Por fim, a comunicação remota pode-se mostrar bem desafiadora. Instrumentos como WhatsApp, Telegram e Slack geralmente não são utilizados da forma mais produtiva possível, gerando falhas por excesso ou falta de informação e muita distração, o que requer alguns cuidados:
- defina as expectativas e objetivos de uso da plataforma;
- pactue claramente com a equipe os horários de trabalho e as expectativas sobre prontidão de resposta;
- deixe claro seu status (se está disponível ou não) e avise quando sair e voltar (pelo menos ao seu gestor);
- faça acordos sobre objetividade e envio das informações necessárias. Perguntas genéricas ou mal formuladas, sem a especificidade necessária, ou informações e o envio de arquivos soltos sem dizer o que se espera do interlocutor também são indesejáveis (isso também serve para o e-mail);
- intervenha rapidamente se o nível de objetividade ou a precisão das informações estiverem caindo: isso pode arruinar o uso dos canais de mensagem.
- não deixe de usar outros canais adequados para um determinado tipo de comunicação, como vídeo (Zoom, Skype, Hangouts) ou ligações de voz.
- determine regras muito claras quanto ao envio de áudios, que não permitem uma visualização rápida nem o uso de busca nas conversas.
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