Meta: Uma Direção Necessária a Qualquer Profissional ou Empresa
Seja para a empresa ou mesmo para um profissional, o acompanhamento de indicadores é algo de fundamental importância para se ter uma avaliação do próprio desempenho em comparação com o mercado ou setor de atuação. Porém, não basta apenas acompanhar esses indicadores. Deve-se também definir metas claras que orientem os profissionais e conduzam as organizações a alcançarem os padrões de desempenho desejados.
Quando bem definidas, as metas também são um instrumento muito efetivo para promover a mudança no comportamento das pessoas e geram melhores resultados do que dizer “faça o seu melhor”, pois podem dar um caráter desafiador e traduzir o que se espera das pessoas, reduzindo a ambiguidade e aperfeiçoando a comunicação. Além disso, ajudam no processo de delegação, uma vez que são pactuados resultados esperados e não como os profissionais irão desempenhar as tarefas.
Apesar de num primeiro momento parecer uma atividade fácil, o estabelecimento de metas efetivas é bastante exigente do ponto de vista gerencial. Para a definição de metas individuais, setoriais ou empresariais, é importante que essas metas, por exemplo, estejam alinhadas com a missão e estratégia da empresa; tenham um significado claro e de fácil compreensão, sem ambiguidades; tenham responsáveis claros (preferencialmente um só “dono”); estejam sob a governabilidade dos responsáveis; permitam mensurar progressos parciais; tenham prazos bem definidos e possíveis de realizar; e sejam exigentes, desafiadoras e, ao mesmo tempo, viáveis.
Outra referência interessante para avaliar a qualidade das metas é o acrônimo inglês SMART (specific, measurable, achievable, relevant, time-bounded), que significa específica, mensurável, alcançável, relevante e com prazos definidos. Para definir metas adequadas, além dos critérios técnicos, elas devem ser negociadas com as equipes e responsáveis pelo seu cumprimento, criando um espaço para a mediação de diferenças (entre gestores e equipes e entre áreas).
É importante frisar ainda que negociar metas com as equipes não implica necessariamente em defini-las segundo a opinião dos profissionais. O mais importante é que os argumentos das equipes sejam levados em conta e que se explique de modo claro e transparente, as razões da impossibilidade de adotar as metas propostas. Sendo um processo compartilhado, esta prática potencializa a mobilização, o compromisso e a apropriação dos resultados comuns pelas equipes.
- Neste link você pode ler de uma forma mais completa sobre planejamento estratégico: Planejamento Estratégico para Pequenas e Médias Empresas
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