plano de negócio

Toda vez que eu passo por uma empresa que fechou as portas pouco tempo após sua inauguração, fico com um grande incômodo e me pergunto: o que pode ter dado errado? Problemas com a estratégia? Posicionamento de mercado? Comunicação e marketing ineficientes? Má gestão das equipes? Falta de controles? Má análise e gestão de riscos? […] Leia mais

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Recentemente li um livro chamado The Big Zero, que traz uma proposta de transformação do Orçamento Base Zero (elaborar orçamentos partindo do zero e não fazendo extrapolações de anos anteriores) para um modelo de crescimento, inovação e vantagem competitiva. Leia mais

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Pequenas e médias empresas são mais vulneráveis a períodos de turbulência no mercado, como a entrada de grandes concorrentes, consolidações de mercado por meio de fusões e aquisições de concorrentes ou quedas na demanda. Para reduzir o risco de quebrar, é essencial cuidar do fluxo de caixa.

Um dos grandes desafios dos empreendedores é precificar seus produtos e serviços e encontrar o ponto de equilíbrio do negócio. Para isso, quatro importantes referências devem ser consideradas: (a) os valores praticados pelo mercado de produtos ou serviços similares; (b) os custos empresariais e de produção; (c) o valor gerado ao cliente; e (d) o nível de procura pelo produto ou serviço.