Conteúdos relacionados ao dia a dia da liderança, seu papel, seus desafios e como resolver situações difíceis.

trabalho remoto teletrabalho home office

O Crescimento do Trabalho Remoto Uma análise que foi repetida por diversas vezes e em múltiplos contextos em 2020 foi que o Covid-19 acelerou tendências de transformação com relação ao trabalho e ao mercado. Mas essas mudanças foram além da aceleração. Pesquisas mostram que as pessoas estão trabalhando mais e que têm reportado maiores níveis […]

pensamento gerencial

O dia a dia de todos os gestores O dia a dia de qualquer gestor em qualquer nível hierárquico segue um ritmo frenético e implacável. O seu trabalho é fragmentado e descontínuo, com muitas interrupções. Com isso, suas atividades são extremamente diversas e acabam precisando ser executadas num tempo breve. Ao contrário do que se […]

tipos-de-reuniao

As reuniões são o patinho feio do mundo corporativo. Normalmente vistas como desperdício de tempo e interrupções ao trabalho de verdade. Isso acontece porque muitas vezes o tipo de reunião errado é empregado para uma dada situação. Portanto, qualquer gestor, em qualquer nível hierárquico precisa compreender os quatro tipos básicos de reunião para empregá-los de […]

reunião de feedback 360 avaliação de desempenho

Gestores valorizam e anseiam pelo feedback dos seus superiores. Donos das empresas querem muito ouvir os clientes. Mas quem escuta a equipe de verdade? Não estou mencionando aqui somente opiniões e feedbacks esporádicos. Estou falando de uma prática institucionalizada na empresa. Sua empresa tem um processo sistemático de avaliação de desempenho e feedback de baixo […]

saber ouvir

“Quando alguém falar, escute completamente”. Essas palavras de Ernest Hemingway podem ser um ótimo guia de princípios para vários gestores. Assim como o famoso ditado popular enunciado por Zenão de Cítio, um filósofo grego: “nós temos dois ouvidos e apenas uma boca, então devemos ouvir mais do que falar”. As pessoas precisam ser ouvidas. E […]

Como você se sentiria se: Pudesse moldar as atividades do seu próprio trabalho e sua equipe tivesse liberdade para definir suas metas e métodos de trabalho; Fosse encorajado a aperfeiçoar suas competências e a buscar novos desafios; Nunca se sentisse travado com regras e burocracias sem sentido e se sentisse que as pessoas têm confiança […] Leia mais

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valores ética decência liderança motivação

“Pessoas boazinhas terminam por último”. Esse forte lema foi cunhado por Leo Durocher, um técnico de beisebol conhecido por estimular seus jogadores a machucarem seus oponentes e por trapacear seus próprios colegas em jogos de cartas. Em 1969, o Chicago Cubs, equipe que Leo Durocher treinava, estava com uma grande vantagem nas últimas rodadas da […]

one-on-one reunião feedback

No artigo da semana passada, falamos sobre a alavancagem como sendo a principal função gerencial. Uma das grandes ações sistemáticas para desenvolver uma alavancagem efetiva é o gerenciamento do desempenho e do desenvolvimento da equipe. E uma das ferramentas mais importantes para isso são as reuniões individuais entre o gestor e cada integrante de sua […] Leia mais

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alavancagem resultados gestao

O resultado de qualquer gestor é o somatório do resultado produzido pelo seu trabalho individual, dos resultados da sua equipe direta e dos resultados das equipes e profissionais influenciados pelo seu trabalho. Qual o problema: numa função gerencial, sempre vai faltar tempo para fazer tudo aquilo que precisa ser feito. Portanto, a função gerencial não […]

motivacao iniciativa engajamento

A cultura de uma empresa é definida pelos comportamentos que são desejados, estimulados e induzidos nas pessoas que fazem parte da organização. Dessa forma, é de se esperar que haja uma relação direta entre o engajamento dos empregados e a cultura organizacional da companhia, pois ela está intrinsecamente ligada ao “por que e como trabalhamos?” […]